É um tipo de macarrão muito popular no sul da Alemanha. Feita de farinha, ovo, sal e água, a massa cozinha rapidamente na água e serve de acompanhamento para vários pratos – de carnes ou miúdos (leberspätzle) a sopas (de lentilha ou de tomate) e couve (krautspätzle). Pode também chegar à mesa com manteiga derretida ou queijo emmental ralado (kässpätzle). Os spätzle mais tradicionais têm a forma e o tamanho de lentilhas. Mas o formato varia e, dependendo dele, a receita ganha outros nomes: o knöpfle, por exemplo, é a massa arredondada e geralmente maior; o hefeknöpfle é a massa cortada em fatias. Ingredientes
200 g de farinha de trigo
3 ovos
100 ml de creme de leite
sal e pimenta do reino moída a gosto
VARIAÇÕES:
Na hora de fazer a massa substitua os 100 ml de creme de leite (da receita original) por:
spätzle de beterraba (vermelho) - 100 g de beterraba cozida e batida com ¼ de xícara de chá de água,
spätzle de espinafre (verde) - 60 g de espinafre cozido e batido com ¼ xícara de chá de água
spätzle de cenoura (amarelo) - 100 g de cenoura cozida e batida com ¼ xícara de chá de água
modo de preparo
1 - Em uma tigela misture 200 g de farinha de trigo, 3 ovos, 100 ml de creme de leite, sal e pimenta do reino moída a gosto e deixe descansar por 20 minutos para ficar uma massa firme e elástica.
2 - Com uma escumadeira coloque um pouco da massa e com as costas de uma colher, vá passando sobre a massa da escumadeira, para que ela vá pingando através dos furinhos e caindo em água fervente.
3 - Espere a massa subir para a superfície, com outra escumadeira recolha a massa cozida e coloque rapidamente em água gelada para dar o choque térmico e parar o cozimento. Depois seque a massa em um pano seco e úmido.
4 - Em uma frigideira com manteiga derretida e quente coloque a massa cozida e vá dourando, mexendo de vez em quando. Sirva com as almôndegas e molho de páprica.

















0 comentários:
Postar um comentário