AD (728x60)

sábado, 28 de dezembro de 2024

Diversidade da Gastronomia Açoriana

Share & Comment

Se a Natureza nos esmaga com paisagens encantadoras, a gastronomia Açoriana também não nos pode ficar indiferentes.
Os peixes e os mariscos do mar, as carnes amaciadas pelas pastagens verdejantes e generosas, os legumes e as frutas regionais, o vinho com característica únicas ou mesmo os queijos e doces típicos fazem as delicias de qualquer visitante.
É mais do que uma experiência gustativa, é uma viagem em que todos os sentidos experimentam sensações, sabores e Tradições inesquecíveis. E, acima de tudo, a qualidade oferecida pela prodigalidade das terras e mares deste Arquipélago Tipicamente Português.

Chá
Os Açores no ocidente são um dos principais produtores desta planta tão polivalente e de tantos usos, os mais conhecido de todos.
Frio, quente, como relaxante, por puro deleite, ou mesmo acompanhando refeições. O Chá é uma bebida transversal e universal que os Açores tem o prazer de lhe proporcionar, esperando que o prazer seja comum a qualquer bebedor desta agua maravilhosa, misturada com alguma erva aromática Açoriana.

Diversidade da Gastronomia Açoriana
Se andou a ver as maravilhas, onde quer que esteja instalado nos Açores, agora vai poder aprecia-las quase literlamente. Peixe ou carne frescos e apetitosos, legumes, mariscos, fruta, docesm quiejos e vinhos. O cardapio é quase tão ilimitado quanto a imaginação e a genorisidade natural do Arquipelago Açoriano.
Há queijos de São Jorge, das Flores, do Pico, do Corvo.
As sopas ou caldos de nabos de Santa Maria
Caldo de Peixe ou sopa de agriao, enchidos como morcela, com ananas ou lingüiça com inhame das da Ilha das Flores, dp Faial, de São Miguel.
Mariscos: lapas, cracas, santolas, cavacos ou ameijoas de caldeirada de Santo Cristo em São Jorge.
Os vinhos brancos e tintos acompnham os peixes na Graciosa, ou apenas para preparar um simples grelhado.
As carnes são igualmente inseparaveis. Das que edificaram a Instituição de São Miguel que é o cozido das Furnas.
O coelho abundante da Ilha Terceira para o Coelho de Molho Vilão.
O paladar é o seu intuito para se deleciar com a variada gastronomia Açoriana

A Gastronomia Açoriana dividida pelas suas Ilhas
Na ilha de  São Miguel, Ponta Delgada, os seus visitantes podem se deliciar com o assado misto, arroz de lapas, caldo azedo, caldeiradas de peixe, chicharros com molho vilão, cozido da caldeira, fervedouro, lapas de molho Afonso, lingüiça com inhame, morcela com ananás, polvo guisado ou assado, torresmos de molho de fígado, mariscos, lapas, cracas, lagostas, cavacos e caranguejos.
Na Ilha do Corvo, a tradição mais a base de produtos da terra, sendo as couves da barça, couves fritas, molho de fígado, tortas de ervas do calhau. Os queijos podem ser os artesanais
A Caldeirada de congro, o feijão com cabeça de porco, lingüiça com inhame, sopa de agrião, bolo de tijolo e o queijo da Ilha das Flores.
Da Ilha do Pico, são congratulados com o caldo de peixe, molha de carne, polvo guisado, pão ou bolo de milho caseiro.
Tags:

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Agradecimento

Agradecimento
Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.

Recent Posts

Copyright © Cozinha Internacional da Dona Sinhá | Designed by Templateism.com | Published by GooyaabiTemplates.com