AD (728x60)

sábado, 28 de dezembro de 2024

As velhas receitas

Share & Comment


As velhas receitas tradicionais mantêm-se em pratos suculentos, como o caldo azedo, couves solteiras, os fervedouros, o polvo guisado em vinho de cheiro, os torresmos em molho de fígado, as caldeiradas de peixe, o arroz de lapas, o ensopado de trutas, as lapas de molho Afonso, a que se deve juntar o sempre curioso cozido das Furnas, em que o tacho contendo as carnes e os legumes é enterrado envolto num saco para que o calor vulcânico actue, e passadas algumas horas está pronto a deliciar o paladar com o seu sabor.
Na gastronomia dos Açores os peixes e mariscos têm algumas espécies únicas em Portugal.
Nas nove ilhas dos Açores os mariscos são do mais saboroso, com cavaco, cracas e lapas à cabeça, e são património gastronómico de todas as ilhas. Como os peixes, que tanto se apresentam grelhados na sua frescura, como em caldeiradas e sopas de peixe. O polvo guisado é outra iguaria comum.
Nas carnes, destaque para a alcatra da Terceira, e o apreciado cozido das Furnas, em S. Miguel, em que os recipientes hermeticamente fechados são colocados debaixo de terra e os alimentos são cozinhados com o seu calor. Não referindo a também típica receita de inhames com linguiça das várias ilhas.
Há excelentes queijos em todas as ilhas, contudo, o mais famoso é o de S.Jorge, que em Portugal se chama simplesmente "queijo da ilha".
No sector dos vinhos é forçoso falar do verdelho, mais conhecido o do Pico, em que a paisagem de cultura da sua vinha foi classificada Património Mundial, e o dos Biscoitos, na Terceira.
Nas sobremesas, a massa sovada é predominante, mas há gostosas queijadas na Graciosa e outros doces em cada ilha. Porém, o que não pode perder é o ananás dos Açores, dulcíssimo, que lhe vai deixar uma recordação excelente da sua estada em cada ilha.
Tags:

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Agradecimento

Agradecimento
Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.

Recent Posts

Copyright © Cozinha Internacional da Dona Sinhá | Designed by Templateism.com | Published by GooyaabiTemplates.com