INGREDIENTES

1 kg de tomates médios
2 pepinos pequenos
2 pimentões verdes
1 cebola roxa média
175 g de queijo feta
125 g de azeitonas gregas

Molho vinagrete com ervas
3 a 5 galhos de hortelã fresca
3 a 5 galhos de orégano fresco
7 a 10 galhos de salsinha
45 ml de vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta
125 ml de azeite de oliva extra-virgem.

MODO DE PREPARO

Molho vinagrete
Destaque as folhas da hortelã e do orégano dos talos e junte-as na tábua. Corte grosseiramente, reunindo-as com uma das mãos para facilitar. Destaque as folhas da salsinha dos talos e pique-as. Numa tigela pequena, misture o vinagre de vinho tinto, o sal e a pimenta. Bata aos poucos o azeite para que o molho vinagrete engrosse ligeiramente. Junte as ervas picadas, bata o molho novamente e prove e acerte o tempero.

Legumes
Com a ponta da faca, retire o miolo dos tomates. Corte cada um em oito fatias, e em seguida corte-as ao meio. Descasque os pepinos. Lave-os e corte-os ao meio, de comprido. Raspe e descasque as sementes de cada metade de pepino com uma colher de chá. Corte as metades do pepino em duas ou três tiras, em seguida reúna as tiras e corte-as no sentido transversal em pedaços de 1,5 cm. Corte à volta de cada miolo de pimentão e descarte-o. Corte ao meio, tire as sementes e nervuras. Coloque cada metade voltada para baixo, achate-as com o dorso da mão e fatie em tiras no sentido do comprimento. Corte as tiras em cubos. Descasque e limpe a cebola roxa. Corte uma rodela fina na base de modo que ela assente firmemente na tábua. Corte a cebola em rodelas finas. Separe as rodelas com os dedos.

Montagem
Corte o queijo feta em tiras de 1,5 cm. Junte as tiras e corte-as transformando-as em cubinhos. Leve os tomates, pepinos, pimentões e rodelas de cebola a uma tigela grande. Bata rapidamente o molho vinagrete com ervas e despeje-o por cima da salada. Com a colher grande de metal, misture os legumes inteiramente no molho vinagrete de ervas. Junte as azeitonas e o queijo feta aos legumes e misture de novo, delicadamente. Prove a salada para corrigir o tempero. Deixe os sabores assentarem durante cerca de 30 minutos antes de servir.

Dica: Na Grécia, usam-se azeitonas inteiras na salada, mas talvez você prefira tirar os caroços usando um descaroçador.

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip


    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.