A culinária portuguesa é fortemente marcada pela presença do mar nas proximidades do país. Peixes, mariscos e frutos-do-mar em geral são especialidade do país. As ilhas dos Açores oferecem espécies únicas de mariscos e peixes, que não são encontradas em nenhuma outra região de Portugal. Os peixes são servidos de diversas maneiras: grelhados, cozidos e até em sopas. Um dos destaques da culinária é o polvo guisado.
Lagosta, cavaco, caranguejos e as estranhas cracas, escondidas nos orifícios que escavam nas pedras, satisfazem os apreciadores de mariscos. No que respeita a queijos, São Miguel oferece o branco e macio queijo de cabra fresco e o queijo da Ilha, de sabor picante quando seco.
A antiga doçaria conventual faz as delícias dos gulosos nas queijadas de Vila Franca do Campo, nos confeitos da Ribeira Grande, no bolo lêvedo das Fumas, na barriga-de-freira, massa sovada, bichos de amêndoa e compota de capucho, pequeno fruto de uma planta herbácea.
A região da Caloura produz vinho de cheiro, ou morangueiro, com perfume característico e pouco encorpado. Os licores de maracujá e de ananás são formas agradáveis de terminar uma refeição.
0 comentários:
Postar um comentário