AD (728x60)

domingo, 22 de dezembro de 2024

Stollen

Share & Comment

Pão de frutas alemão

Este é um tradicional e substancioso pão recheado com nozes e frutas cristalizadas. É feito na época do Natal e combina bem com café.

INGREDIENTES

Para a massa
1/2 colher das de chá de açúcar
1 colher das de chá de fermento biológico seco
1 e 1/2 xícara das de chá de farinha de trigo
1/2 colher das de chá de sal
2 colheres sas de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher das de sopa de manteiga derretida
1 ovo de tamanho médio

Para o recheio
1 e 1/2 colher das de sopa de manteiga derretida
2 colheres das de sopa de açúcar
25 g de amêndoas em flocos
50 g de uvas passas brancas
50 g de frutas cristalizadas mistas picadas
100 g de uvas passas pretas sem sementes
manteiga para untar
um pouco de manteiga para pincelar
açúcar de confeiteiro para polvilhar


MODO DE PREPARO

Para fazer a massa, coloque 1/2 xícara das de chá de água morna numa tigela, adicione o açúcar, mexendo, e espalhe o fermento por cima. Deixe descandando por cerca de 10 minutos até surgir um tipo de espuma na superfície. Coloque 5 colheres das de sopa de farinha de trigo em uma tigela de louça e adicione o fermento dissolvido, batendo para formar uma pasta grossa. Cubra com um prato e deixe em lugar morno por uns 20 minutos ou até ficar bem espumoso. Adicione gradualmente o resto dos ingredientes para a massa, na ordem em que foram dados. Trabalhe a massa até ficar lisa e aveludada. (Se a massa estiver grudenta, adicione um pouco mais de farinha de trigo.) Forme uma bola, tampe e deixe descansando por cerda de 1 hora em lugar morno, até dobrar de tamanho. Para dar forma ao pão, achate a massa de modo a obter um retângulo com aproximadamente 2 cm de expessura. Pincele-a depous com 1/3 da manteiga, polvilhe com 1/3 do açúcar e espalhe cerca de 1/3 das amêndoas e das frutas, apertando-as dentro da massa. Dobre 1/3 da massa em direção ao centro e em seguida dobre o outro terço de massa por cima. Abra a massa com o rolo, formando um retângulo de aproximadamente 30 x 18 cm. Repita as operações mais duas vezes, usado o resto da menteiga, do açúcar e das frutas, mas sem abrir a massa na última vez, de modo que ela fique com o formato de uma tora de lenha. Coloque em uma assadeira untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo. Ponha a assadeira em um saco plástico e deixe o Stolle crescer por cerca de 1 hora em loguar morno ou até ficar estufado e com quase o dobro do volume inicial. Pincele o Stollem com manteiga derretida e asse em forno preaquecido a 180° C (forno brando) por 20 a 25 minutos ou até ficar bem dourado. Deixe esfriar sobre uma grade de metal. Polvilhe com açúcar de confeiteiro peneirado.

Rendimento: 18 fatias
Tempo de preparo e cocção: 3 horas e 30 minutos.
Tags:

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Agradecimento

Agradecimento
Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.

Recent Posts

Copyright © Cozinha Internacional da Dona Sinhá | Designed by Templateism.com | Published by GooyaabiTemplates.com