AD (728x60)

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Khoresh de Karafs - Guisado com Salsão

Share & Comment

Na cozinha iraniana, que é muito simples, sempre há pão (existem diversos tipos), verduras frescas e água. O arroz é um elemento imprescindível nos pratos, assim como o sal comum, a pimenta e o somag (uma especiaria  suave). O mais usual é o que se sirva toda a comida de uma só vez, sem uma ordem pré-estabelecida, mas é costume comer primeiro os pratos mais fortes e depois os mais leves.
Mais que ancestral, a culinária iraniana - ou persa, como preferem alguns - utiliza em suas receitas um dos temperos mais caros do mundo: o açafrão. Não encontrada no Brasil, a especiaria verdadeira chega a concorrer com o valor do dólar em alguns países e é usada na maioria dos pratos, inclusive nos doces.
Outros temperos, como o dill, o estragão, as pétalas de rosas, além de carnes e frutas são ingredientes dessa culinária que sabe misturar tudo em receitas saborosas.

Uma receita

Khoresh de Karafs - Guisado com Salsão

INGREDIENTES:

500 g de coxão-duro em cubos médios
4 talos de salsão em pedaços médios
1 xícara das de chá de salsinha
1/2 cebola picada (bem picadinha)
2 colheres das de sobremesa de Extrato de tomates
3 colheres das de sopa de óleo de soja
2 e 1/2 colheres das de sopa de hortelã
1/3 de xícara das de chá de suco de limão
1 colher das de sopa de sal
1 colher das de chá de cúrcuma
1/2 colher das de chá de pimenta-do-reino preta moída
4 xícaras das de chá de água

MODO DE PREPARO

Em uma panela grande, doure a cebola em 1 colher das de sopa de óleo em fogo alto. Adicione os cubos de carne e deixe dourar bem. Quando todos os cubos de carne estiverem completamente dourados de todos os lados. Acrescente a cúrcuma, sal, pimenta, suco de limão e 2 xícaras de água, ou o suficiente para cobrir os cubos de carne.  Deixe ferver em fogo médio. Adicione o extrato de tomate e abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar, abrindo a panela e mexendo de vez em quando. Adicione mais água, para que se tenha liquido pelo menos pela metade dos cubos de carne. Deixe ferver lentamente em fogo baixo por 40 minutos. Em uma frigideira, aqueça o restante do óleo e frite os pedaços de salsão até que fiquem levemente dourados. Retire o salsão com uma escumadeira e adicione imediatamente ao guisado. Na mesma frigideira em que fritou o salsão, adicione a salsinha e a hortelã, fritando-as em fogo médio. Mexa constantemente até as ervas estarem quase queimadas.  Adicione-as ao guisado. Adicione mais 2 xícaras de água e aumente o fogo. A água deve quase, mas não totalmente, cobrir os cubos de carne.  Adicione mais limão, sal ou pimenta caso necessário. Cozinhe mais 30 minutos e sirva.
Tags:

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Agradecimento

Agradecimento
Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.

Recent Posts

Copyright © Cozinha Internacional da Dona Sinhá | Designed by Templateism.com | Published by GooyaabiTemplates.com