AD (728x60)

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Irã (português brasileiro) (em persa: ايران) Irão (português europeu)

Share & Comment

Estado da Ásia Ocidental, o Irão faz fronteiras com o Kuwait, o Iraque e a Turquia a oeste, a Arménia, o Azerbaijão e o Turcomenistão ao norte, o Afeganistão e o Paquistão a leste. O sul do país é banhado pelo Mar do Omã.
Situada no norte do país, a capital, Teerão, é uma cidade cultural dinâmica. Diversos palácios estão espalhados pelas ruas. Dentre os mais populares, encontra-se o Palácio do Golestân, constituído de diversos prédios que abrigam a dinastia Qadjare, enquanto o Palácio de As'Abab, situado nos pontos altos da cidade, possui um belo parque propício ao passeio. No centro da cidade, o Hoseiniyeh Ershad é um dos mais importantes edifícios religiosos. Entre as mesquitas, umas mais belas que as outras, o minarete Pamenar, que data do século XIII, é imperdível. Dotado de uma rica cultura, o Teerão possui diversos museus com coleções muito variadas : o Museu Nacional do Irão apresenta belos artigos da arte islâmica, assim como objetos da antiguidade. O museu do tapete, dedicado às pérolas da coroa, não deve deixar o turista indiferente. O Museu do Vidro e da Cerâmica é um verdadeiro paraíso repleto de cores. Capital bastante ritmada, Teerão também é marcado pela música da Orquestra Sinfônica do Teerão e pelos rituais teatrais do ta'ziyeh.
Mais ao sul, Isfahan relembra a vida do antigo reino persa por seus sítios reservados às caravanas e seus muros com mosaicos. Os apaixonados pela arquitetura antiga ficarão maravilhados com Ali-Gapou, o palácio imperial cujo hall apresenta um teto esculpido em ouro puro.
Não deixe de conhecer a ponte do Sio-Se-Pol, constituída de 33 arcos sobre o rio Zayandeh e existente desde 1632. Fora das cidades, o charme do país também pode ser atribuído às paisagens contrastadas ; no norte, os Montes Elbourz, de origem vulcânica, encontram-se no meio do deserto. Os mais esportivos podem fazer trilhas em paisagens magníficas. Conhecida como a gruta mais profunda da Ásia, Ghar Parau deve agradar os mais corajosos. O litoral do Mar Cáspio seduz os turistas em busca de banhos de mar nas prais de Babol Star.

FERIADOS E FESTIVIDADES
As festas religiosas são determinadas pelo calendário lunar islâmico, com datas variáveis.
11 de fevereiro : Festa da revolução
21 de março : Ano Novo ou festival Noruz, durante 13 dias
1 de abril : Festa da República
4 de junho : Morte do Imam Khomeini
Tags:

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Agradecimento

Agradecimento
Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.

Recent Posts

Copyright © Cozinha Internacional da Dona Sinhá | Designed by Templateism.com | Published by GooyaabiTemplates.com