AD (728x60)

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Cassata alla Siciliana

Share & Comment

Trata-se de uma sobremesa deliciosa e substancial sem ser pesada. Apesar da aparência elaborada, é fácil de preparar: basta cortar um bolo simples em camadas, recheá-lo com creme de ricota e frutas, e salpicá-lo com amêndoas tostadas.
É claro que você pode comprar um bolo pronto, mas terá que adaptar quantidades do recheio e da cobertura ao tamanho do bolo que adquirir. Se no entanto você resolver preparar o bolo em casa, o resultado será, sem dúvida, uma sobremesa de sabor muito mais especial.
Este delicioso bolo fica melhor quando servido no mesmo dia em que foi feito.

INGREDIENTES

Bolo
Manteiga ou margarina para untar
200 g de manteiga na temperatura ambiente
200 g de açúcar
4 ovos de tamanho médio
300 g de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento
4 colheres das de sopa de xerez, leite ou vermute branco seco

Recheio e cobertura
400 g de ricota fresca
100 g de açúcar
2 colheres das de sopa de licor marasquino
75 g de cerejas cristalizadas picadas
50 g de damascos secos picados
50 g de passas sem sementes
casca de meio limão ralada fininho
100 g de amêndoas tostadas e cortadas em lâminas
4 colheres das de sopa de geleia de damasco, derretida e passada pela peneira

MODO DE PREPARO
Primeiro faça o bolo:
Aqueça o forno a 160°C (forno baixo ou lento). Forre com papel-manteiga e depois unte com margarina ou manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma de bolo tipo "cake" de cerca de 23 X 13 X 7,5 cm. Bata a manteiga e o açúcar até a mistura ficar leve e cremosa. Adicione os ovos, um a um, batendo após cada adição. Acrescente, peneirando juntos a farinha e o fermento, e misture bem. Junte o xerez, o leite ou vermute e mexa bem. Despeje a massa na fôrma e alise a superfície. Asse por 1 hora, ou até o bolo crescer e ficar bem dourado, começando a separar-se das paredes da fôrma. Enfie um palito no centro do bolo: se sair seco, o bolo estará pronto.
Deixe o bolo esfriar um pouco na própria fôrma e então vire-o cuidadosamente sobre uma grade de bolo, e deixe-o esfriar completamente.

Prepare o recheio
Bata a ricota com açúcar até ficar bem fofa. Adicione o licor, as frutas picadas e a casca de limão.
Corte em quatro fatias horizontalmente o bolo já frio e intercale-as com o recheio, pressionando as camadas cuidadosamente, no final. Coloque a amêndoa tostada numa folha de papel-manteiga.
Passe parte da geleia quente nas laterais do bolo. Em seguida salpique-as com 2/3 de amêndoas. Depois, besunte a parte de cima do bolo com a geleia e salpique com o resto das amêndoas.
Transfira o bolo para uma travessa e corte em fatias grossas para servir.

Variações:
- Varie o recheio, usando tipos diferentes de licor, ou alterando as proporções de frutas. Em vez de geleia de damasco, você pode usar geleia de laranja como cobertura.
- Outra versão muito apreciada do Bolo Siciliano de Ricota leva cobertura de chocolate derretido, em vez de geleia e amêndoas tostadas. Aqueça duas colheres das de sopa de suco de laranja em uma panela pequena adicione 100 g de chocolate meio amargo e, com uma pequena espátula, cubra o bolo com o chocolate. Coloque-o numa travessa e leve à geladeira para endurecer a cobertura.

Para 10 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora
Tempo de cocção: 1 hora
Tags:

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Agradecimento

Agradecimento
Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.

Recent Posts

Copyright © Cozinha Internacional da Dona Sinhá | Designed by Templateism.com | Published by GooyaabiTemplates.com