AD (728x60)

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Brasil V - Sul: Cozinha do Sul do Brasil

Share & Comment


Por causa da forte influência de imigrantes – especialmente alemães e italianos –, a culinária do Sul do país parece bastante diferente da cozinha das outras regiões brasileiras. De fato, as refeições servidas nos Estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão longe do arroz, feijão e farinha do dia-a-dia de milhões de brasileiros.

No Paraná e Santa Catarina, principalmente, os pratos de origem alemã – como o chucrute, o joelho de porco e salsichões – se destacam no cardápio. Sem contar a tradição da cerveja, que foi trazida pelos colonos alemães e brilha durante a Oktoberfest, em Blumenau (SC).

A Serra Gaúcha, por sua vez, concentra uma expressiva parcela dos descendentes de imigrantes italianos, que trouxeram o hábito de comer pratos como o tortei de abóbora, o galeto com polenta e o capeletti in brodo. Mais recentemente, a Serra (em especial a cidade de Bento Gonçalves) contribuiu com a produção de vinhos finos, em substituição aos vinhos de mesa (doces) que eram fabricados por lá até recentemente. A região vinícola - Bento Gonçalves e Serra Gaúcha - virou ponto turístico e referência internacional para os amantes da bebida.

Apesar das contribuições estrangeiras da região Sul, não podemos esquecer pratos emblemáticos da culinária brasileira que surgiram por lá. Sem dúvida, o churrasco é o mais importante deles. Simples, porém engenhoso, o churrasco é uma técnica de assar que procura manter o suco – e o sabor do animal – concentrado na própria carne. Foi criado pela figura do gaúcho, que é um amálgama dos colonizadores espanhóis e portugueses com o índio guarani, que já habitava os pampas.

Dos gaúchos também vem o charque – carne seca com sal e exposta ao sol, usada nas viagens pelos pampas. A técnica é muito parecida com a do jabá do Nordeste. O charque gaúcho, entretanto, leva mais sal. É o astro do arroz-de-carreteiro e da paçoca de carne-seca.

Menos conhecido, mas nem por isso menos saboroso, o barreado vem do Paraná, mais especificamente das cidades de Paranaguá, Antonina e Morretes (que reivindicam a autoria do prato, sem um consenso). É um cozido de carne em panela de barro que leva  pelo menos 12 horas no fogo para ficar no pronto. É depois servido com farinha de mandioca, banana e cachaça. Imperdível!
Tags:

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Agradecimento

Agradecimento
Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.

Recent Posts

Copyright © Cozinha Internacional da Dona Sinhá | Designed by Templateism.com | Published by GooyaabiTemplates.com