AD (728x60)

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Brasil II - Nordeste: culinaria do nordeste

Share & Comment


A formação cultural do Nordeste, gerou a mais diversificada culinária do País, marcada, no entanto, por singulares diferenças.

A formação cultural do Nordeste, região com área de 1.561.177,8km2, gerou a mais diversificada culinária do Pais. Marcada, no entanto, por singulares diferenças. São inúmeras as alternativas, a começar pelos pratos vindos da Africa. Comece pelos abarás e acarajés, na Bahia. Ante-pastos aos vatapás e às moquecas de peixe, de ostras, de camarões, iguanas douradas pelo azeite de dendê. Há, também, pratos à base de peixes dos mais vários tipos, servidos em formas várias. Sopas, escaldados, cozidos. E casquinhas de caranguejo, frigideiras de siri mole e cavaquinhas. Não é só no mar que nascem as delicias. Oferece a cozinha nordestina pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro. E aves. Prazeres que vão desde as tripas à sergipana até a carne de sol à Natal, passando pelo xinxim de galinha e pela galinha d’Angola de Teresina.

No Nordeste, é fundamental também provar a feijoada à alagoana, o cozido à baiana, o mocotó e o bobó de inhame, criações capazes de acalentar os mais exigentes paladares. À sobremesa, delicie-se com cocadas, sorvetes e refrescos feitos com frutas típicas, como taperebá, manga, araçá, cajú e pitanga, graviola e mangaba. Há mais, porém. No Maranhão, entregue-se, de corpo e alma, aos camarões, servidos como melhor lhe convier. Mas não se esqueça de degustá-los fritos, ao alho e óleo. É uma pedida fundamental. Que prepara o espírito para incursões pelo pudim de peixe maranhense, acompanhado de arroz de cuxá.

Come-se muito milho, farinha de mandioca, carne-seca, jabá (charque), carne-de-sol, carne de carneiro, cabrito e bode e a característica manteiga de garrafa (líquida).

Os pirões de farinha de mandioca sempre acompanham os pratos principais.

Miúdos de porco, de carneiro, buchadas, farofias, carne-seca e carne-de-sol, são preparadas de várias maneiras e são muito consumidos.

O trinômio que circula o interior do Nordeste é rapadura, carne-de-sol e farinha de mandioca.

Bahia
Culinária de origem africana (comidas salgadas) com alguma influência portuguesa ( doces – de ovos, pamonhas, cocadas, canjicas e mingaus). Caracterizada pelo trinômio coco-dendê-pimenta, usando ainda outros temperos como gengibre, coentro, camarão seco.

Maranhão
Situado no Norte do país é famoso pelo seu arroz-de-cuxá, seus enormes camarões e pelo consumo de carneiros, cabritos e bodes.

Sergipe
O surubim e a arraia são os peixes mais utilizados na comida típica.

Rio Grande do Norte
Cozinha regional a base de frutos do mar

Paraíba
A comida típica é uma mistura da indígena, africana e portuguesa.

Pernambuco
A cozinha pernambucana baseia-se nos frutos do mar, típicos da região.

Alagoas
Festival de comidas do mar, rios e lagoas, sendo em sua maiorias à base de coco.

Os mais tradicionais pratos nordestinos
Baião de Dois
Pato no Tucupi
Acarajé II
Carne de Sol com Baião de Dois
Xinxim de Galinha II
Acaçá
Acarajé
Bacalhau à Moda Baiana
Bobó de Camarão
Bucho à Moda Baiana
Casquinha de Siri I
Casquinha de Siri II
Ensopado de Camarão e Coco
Filés de Carne Seca à Moda Baiana
Quibebe
Moqueca de Lagosta
Moqueca de Peixe
Risoto de Coco
Risoto de Coco e Camarão
Risoto com Carne-de-Sol
Sarapatel
Vatapá
Vatapá Maranhense
Xinxim de Galinha
Tags:

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Agradecimento

Agradecimento
Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.

Recent Posts

Copyright © Cozinha Internacional da Dona Sinhá | Designed by Templateism.com | Published by GooyaabiTemplates.com