AD (728x60)

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Brasil II - Nordeste: Rapadura e compotas

Share & Comment

Os engenhos de cana que dominaram o litoral nordestino por séculos são os responsáveis pelo doce mais típico da região: a rapadura. O doce é feito de mel de engenho, que vem a ser o mosto da cana, moído, fervido e seco em um tabuleiro retangular. O doce tem formato de tijolo.
Um engenho erguido em 1870, na cidade de Areia (PB), é conhecido hoje como o Museu da Rapadura e guarda peças usadas originalmente para fazer o doce. A cidade de Areia, aliás, é considerada Patrimônio Histórico do Brasil, por suas casas coloniais.

Além da rapadura, o Nordeste conta com doces feitos a partir de muitas frutas locais, em especial as compotas, feitas com o cupuaçu, o buriti, o cajá, a acerola, entre outros. O bolo de rolo -uma espécie de rocambole, porém com massa muito mais fina (e, para alguns, mais saborosa)- é outro doce que ultrapassou as fronteiras da região e hoje pode ser encontrado em mesas de outros Estados brasileiros.
Tags:

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Agradecimento

Agradecimento
Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.

Recent Posts

Copyright © Cozinha Internacional da Dona Sinhá | Designed by Templateism.com | Published by GooyaabiTemplates.com