É difícil definir o tacacá. Seria uma espécie de bebida? Ou, quem sabe, uma espécie de mingau? Talvez um caldo? Sua definição varia de uma pessoa para outra. Porém, todos concordam que é a marca registrada de Belém.
O tacacá é uma espécie de caldo grosso servido em cuias e vendido em inúmeras barraquinhas de Belém. As tacacazeiras – as senhoras que preparam o tacacá – são uma instituição local. Os principais ingredientes da iguaria são: o caldo de tucupi, as folhas de jambu, a goma da tapioca e a ardência da pimenta-de-cheiro, todos produtos regionais da Amazônia.
O tacacá paraense é mais uma receita com tucupi, o caldo de mandioca brava muito típico da culinária do Pará. Essa receita é semelhante ao pato no tucupi, a diferença é que, no lugar da carne, vai camarão.
INGREDIENTES:
2 litros de tucupi
500 g de camarão salgado (seco)
1/2 xícara das de goma de mandioca
4 pimentas de cheiro
4 dentes de alho
2 maços de jambu
4 folhas de chicória
1 colher das de chá de sal
pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO
Passos a seguir para fazer esta receita:
Para preparar esta receita de tacacá do Pará, comece por levar ao fogo médio uma panela com o tucupi com os temperos: os alhos esmagados, a chicória e o sal. Quando levantar fervura, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos.
Entretanto lave bem os camarões, para retirar o excesso de sal. Leve ao fogo em uma panela com 4 xícaras de água, deixando ferver por 5 minutos, depois retire e descasque.
Acrescente a goma de mandioca à água dos camarões, e cozinhe em fogo médio até virar um mingau. Enquanto isso, lave o jambu e cozinhe em água fervente numa panela à parte, por 15 minutos, ou até os talos ficarem macios.
Dica: Pode substituir a goma de mandioca por polvilho azedo.
No momento de servir o tacacá paraense, faça do seguinte jeito: coloque em uma cuia um pouco do caldo de tucupi, seguido da goma, um pouco de jambu e alguns camarões. Retifique o sabor com sal e pimenta a gosto e consuma quente, em qualquer altura do ano e do dia. Bom apetite!
Dica: Não é comum consumir o tacatá como prato principal, mas sim ao final da tarde.
0 comentários:
Postar um comentário