A Tarte au Citron (Torta de Limão) é uma torta surgiu na França e Belgica, sua história ainda é desconhecida. No entanto, o seu sabor é inconfundível. Sem os tradicionais recheios e merengues. Tem um sabor cítrico e uma massa leve que derrete na boca.

INGREDIENTES

Massa:
1 e 1/4 xícaras das de chá de farinha de trigo peneirada
1 colher das de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
125 g de manteiga gelada, cortada em cubos pequenos
125 ml de leite frio
1 colher das de chá de vinagre de vinho branco

Recheio:
Raspas de 1 limão, de preferência orgânico
1/2 copo de suco de limão fresco, cerca de 3 limões
1 xícara das de chá de açúcar refinado (ou mais, se quiser mais doce)
80 g de manteiga, cortada em cubos
2 ovos
2 gemas

Brûlée:
1/2 xícara das de chá de açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARO

Massa:
Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela grande. Corte a manteiga em pequenos cubos e misture à farinha, com as mãos, até obter uma farofa úmida. Em outra tigela, misture o leite e vinagre e deixe por 3 minutos. Depois, adicione à mistura da farinha e misture até formar uma massa úmida. Em uma bancada levemente enfarinhada, coloque a massa e, com as mãos, forme uma bola. Manipule o menos possível para evitar que a massa fique dura quando assada. Cubra-a com filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos. Na mesma superfície enfarinhada, abra a massa até que tenha que cerca de 5 mm de espessura. Coloque-a massa no fundo e aos lados de uma forma de cerca de 23cm de diâmetro e corte o excesso. Leve a forno médio-baixo por 15 minutos ou até que fique levemente dourada.

Recheio:
Em uma panela média, aqueça levemente o suco de limão, as raspas, o açúcar e a manteiga até que o açúcar derreta completamente, Em uma tigela pequena, misture os ovos e as gemas. Despeje um pouco da mistura de limão quente nos ovos, mexendo sempre, para aquecê-los suavemente. Volte toda a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer, até engrossar Verta a mistura diretamente na massa pré-assada e volte para o forno por mais 5 minutos. Retire e deixe esfriar.

Brûlée:
Pouco antes de servir espalhe uma boa camada de açúcar de confeiteiro sobre a torta. Usando um maçarico, caramelize o topo de torta sem queimar o açúcar. Deixe esfriar e sirva

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip

    Follow by Email



    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.