Astana (em russo e cazaque: Астана) é a atual capital do Cazaquistão. A cidade já recebeu os nomes de Akmolinsk (Акмолинск) entre 1824 e 1961, Zelinograd (Целиноград) entre 1962 e 1991 e Akmola (Акмола) entre 1992 e 1998, quando por fim recebeu o nome atual.

Bayterek - O Símbolo de Astana
Segundo estimativas de 2004, Astana conta com cerca de 600 mil habitantes numa tendência de aumento incessante. É também uma das capitais com clima mais frio do mundo (ao fim do outono os termômetros já podem marcar 35 a 40 graus centígrados negativos). É banhada pelo rio Ishim.

HISTÓRIA
A cidade foi fundada em 1824 com o nome de Akmolinsk (Акмолинск). A sua importância cresceu no fim do século XIX, quando se tornou um entroncamento de importantes linhas ferroviárias. Assim que o Cazaquistão tornou-se independente da União Soviética em 1991, a cidade foi renomeada para Akmola (Акмола) e futuramente se tornaria a capital da nova nação. Em 1997, quando a capital foi tranferida finalmente de Almaty para esta cidade, o seu nome foi mais uma vez alterado.

As razões para tornar Astana a capital do país não se limitam aos terramotos em Almaty, mas também existência de um forte interesse do governo cazaque de poder controlar de uma melhor forma as zonas do nordeste, onde existe grande influência russa e fala-se russo.

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip

    Follow by Email



    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.