Há provas de que os primeiros povos que habitavam os Camarões foram os pigmeus, seguidos por vários povos que habitavam a África central. Entre esses povos citam-se em destaque os bantos e os fulas. O navegador português Fernando Pó chegou ao estuário do rio Wouri em 1472 e chamou-lhe "rio dos Camarões", devido à abundância de crustáceos da espécie Lepidophthalmus turneranus na região.

Naquela região, desde o século XVI, os portugueses determinaram o estabelecimento de entrepostos de onde os escravos foram vendidos para o Novo Mundo. Os britânicos foram o primeiro povo a colonizar o sertão. Porém, em 1884 a região foi elevada à categoria de protetorado da Alemanha. Como protetorado alemão, passou a se chamar Kamerun.

No ano de 1916, na época em que eclodiu a Primeira Guerra Mundial, os colonizadores alemães foram expulsos pelas tropas da Françae do Reino Unido. Em 1919, as forças ocupacionalistas concordaram com a divisão dos Camarões. Então, os franceses e britânicos dividiram os Camarões em dois. De um lado, as regiões oriental e meridional passaram à jurisdição dos franceses. De outro lado, uma pequena área, na região ocidental passaram à jurisdição dos britânicos. No ano de 1922, os dois Camarões foram subordinados à Liga das Nações. A Liga das Nações tem mantida a França e o Reino Unido para administrar as respectivas áreas. No ano de 1946, aOrganização das Nações Unidas (ONU) realizou a transformação em tutela dos mandatos francês e britânico nos Camarões.

O alimento mais característico da culinária de Camarões é o peixe, que tem grande variedade no país. O prato típico é o ndolé, preparado com carne ou peixe apimentado e acompanhado de amendoins. Também são típicos o cuscus de milho com molho de peixe e a carne com champignons.

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip

    Follow by Email



    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.