A cozinha francesa, com seus sabores sofisticados e técnicas requintadas, continua encantando não só apreciadores de paladar refinado, como também grande parte dos chefes da atualidade. No entanto, poucas pessoas sabem que sua origem foi muito influenciada pela cozinha italiana.
Durante o auge da Renascença no século XV, a nobreza italiana vivenciou uma grande mudança nos conceitos alimentares. O alimento, que antes era servido de maneira rudimentar, passou a receber um tratamento especial.

Torta Mousse

INGREDIENTES

400 g de leite
120 de açúcar
150 g de gema (pesar as gemas)
25 g de maisena
25 g de gelatina em pó ou em folha
800 g de chocolate meio amargo
1 e 600 kg de chantilly

Cobertura
1 kg de chocolate meio amargo
1 kg de creme de leite
200 g de mateiga
400 g de água
100 g de cacau em pó
100 g de glicose de milho
       
MODO DE PREPARO

Misture o leite, o açúcar, a maisena e as gemas e leve ao fogo até ferver.  Adicione a gelatina hidratada (se for em pói, hidrate em 3 a 4 vezes o peso da gelatina em água gelada, se em folha, umedeça as lâminas)  Pique o chocolate e derrame sobre ele o creme ainda quente. Deixe esfriar. Acrescente o chantilly batido, misture bem e leve para gelar.

Cobertura:
Aqueça 800 g de creme de leite e a manteiga. Junte o chocolate picado e deixe cozinhar mexendo sempre, por 2 a 3 min. Reserve.  Ferva a água com o açúcar, o restante do creme de leite e a glicose. Quando ferver, junte o cacau em pó e deixe cozinhar por 4 min.  Tire do fogo, acrescente a mistura de chocolate e leve para gelar. Desenforme a musse e cubra com o creme de chocolate. Decorar com raspas de chocolate.

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip

    Follow by Email



    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.