As refeições francesas geralmente começam com um prado de sopa, que pode variar dos consomès claros aos cremes espessos conhecidos como potage, ou caldos com muita verdura, chamados garbures. Alternativamente, a refeição pode começar com uma entrada ou hors-d´oeuvre, patê feito em casa, salada de verduras e legumes cozidos, frios com vinagrete, ou verduras cruas cortadas (cruditès) com vinagrete ou maionese.
Na região da costa pode-se começar com um prato de crustáceos cozidos na hora.
Um jantar simples de família pode ser preparado apenas com uma sopa reforçada e pão francês, seguida de queijo e fruta, eventualmente após a sopa, pode ser inluída uma omelete. Uma refeição mais substanciosa incluirá peixe, aves caça ou carne como prato principal. Alguns desses pratos vêm com o clássico acompanhamento de verduras e legumes, ingredientes aos quais os franceses também dão a maior atenção, preparando-os de inúmeras maneiras e servindo-os separadamente do prato principal.
Uma refeição corriqueira provavelmente terminará com um ou dois queijos - cuidadosamente escolhidos para que estejam no ponto exato de maturação - servidos com vinho tinto. O queijo pode ser saboreado sem acompanhamento ou então com uvar ou pão francês, seguido, eventualmente, de frutas frescas. Em ocasiões especiais serve-se um belo gateau, bolo recheado com frutas, feito em casa ou adquirido numa patiserie.

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip

    Follow by Email



    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.