Estado da Europa do Norte, a Finlândia faz fronteira com a Noruega ao norte, a Suécia ao noroeste e a Rússia a leste, e tem por capital Hensinki (ou Helsínquia).
Situada ao sul do país, esta cidade portuária possui quase 80 museus. Entre os mais conhecidos, pode-se citar o Museu Nacional, que propõe um panorama da vida da população de antigamente até os dias atuais, e o Museu de Arte Contemporânea Kiasma. A universidade e a catedral luterana de Helsinki merecem igualmente a visita por sua arquitetura particular. Coordenado pela universidade, o Museu de História Natural possui vários prédios na cidade (museu geológico, museu botânico, museu zoológico). A música está presente graças à Ópera Nacional da Finlândia na Baía de Toolo.
Um pouco mais a oeste, Turku foi a antiga capital da Finlândia. Situada no centro da cidade, a catedral de Turku é a maior igreja luterana do país e abriga a arquidiocese da Finlândia. Originária do século XIII, ela foi inteiramente reconstruída após o grande incêndio de 1827. Turku possui magníficos castelos que chamam a atenção por suas capelas e por um andar renascentista inteiramente restaurado.
« Centro turístico mais popular da Finlândia », Naantali propõe diversas atividades : os amantes de história podem descobrir um igreja-convento da Idade Média enquanto os mais jovens podem visitar o Parque de Diversões da Casa dos Mumines, na ilha de Kailo. A cidade também possui o maior centro balneário da Escandinávia e brilha anualmente com seu festival de música, no mês de junho, e com o festival da Marmota em julho.
Em Rovaniemi, 800 km ao norte de Helsinki, o Parque Natural de Ranua permite aos mais curiosos admirar cerca de cinquenta espécies de animais polares. Próximo do centro da cidade, o Museu Arktikum concentra dois prédios distintos, o Centro Ártico e o Museu da Lapónia, que familiariza os visitantes com a cultura nórdica. Impossível partir da Finlândia sem aproveitar os belos percursos em veículos especializados para a neve ou as belas caminhadas em trenós e em raquetes.

FESTIVIDADES
6 de dezembro : Festa nacional (Independência da Finlândia proclamada em 1917)
6 de fevereiro : Festa nacional dos Sames (ou Lapões) na Noruega, Suécia e Finlândia.
Sábado mais póximo do 24 de junho : Festa da bandeira
Noite da sexta-feira ao sábado precedendo o dia 25 de junho : Noite de São João (Juhannus), na Lapónia, à luz do sol da meia-noite.
Os outros feriados são : Ano Novo, Epifania, Sexta-feira santa, Páscoa, 1 de maio, Ascenção, véspera de Natal, Natal e o dia seguinte ao Natal (São Estevão).

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip

    Follow by Email



    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.