O emprego correto de especiarias é de muita importância na culinária indiana. Elas dão à comida o sabor, o aroma, propriedades terapêuticas e mais importante, fazem com que a comida fique de fácil digestão. Por ex: um prato preparado a base de aveia ou grãos seria pesado, mas adicionando uma pequena quantidade de cardamomo ou gengibre ficaria de fácil digestão, absorção e assimilação. Os pratos preparados a base de vegetais e cereais causam problemas gástricos, adicionando na receita um pouco de assafoetida ou sementes de orégano (ajwain), reduziria os efeitos sem afetar os benefícios destes.


INGREDIENTES:

250 g de farinha de grão de bico (besan) de mercearias indianas
250 ml de iogurte batido até ficar bem mole
250 ml de água morna
1 colher das de chá de sal
1 colher das de chá de pimenta verde fatiada
1 colher das de chá de gengibre fresco ralado
1/2 colher das de chá de açafrão da índia moído
1 colher das de chá de óleo
1 colher das de chá de bicabornato de sódio
1/2 unidade de limão ( só o suco)
Sementes de mostarda ,assafétida e gergelim a gosto

MODO DE PREPARO:

Coloque a farinha de grão- de-bico em uma tigela. Adicione o iogurte e água morna, bata até obter uma massa macia. Salpique com o sal, cubra e reserve por quatro horas, até que a massa fique cheia de pequenas bolhas. Unte uma ou duas formas de bolo, ou outro recipiente adequado, e reserve. Espalhe a pimenta, gengibre e o açafrão-da-Índia na massa de farinha de grão-de-bico. Em uma caneca ou tigela, misture o óleo, o bicarbonato de sódio e o suco de limão; derrame na massa de grão de bico. Mexa bem e coloque a massa na forma untada (não lote a forma, pois a massa precisa de espaço para crescer) e cozinhe no vapor (com uma panela de vapor comum, ou uma panela chinesa de bambu). Deixe no vapor por cerca de 11 minutos ou até ficar firme ao toque, ou até um palito de dente sair limpo da mistura. Quando esfriar, corte em quadrados de 2,5 cm em uma travessa. Para temperar, aqueça o óleo em uma panela. Jogue as sementes de mostarda e a assafétida, e frite até as sementes começarem a estalar. Adicione as sementes de gergelim e cozinhe até ficarem ligeiramente tostadas. Coloque o óleo temperado sobre a dhokla. Sirva morno, com um pouco de coentro fresco e côco com chá (adicione canela e vagens de cardamomo ao seu chá comum). Espalhe a pimenta, gengibre e o açafrão-da-Índia na massa de farinha de grão-de-bico. Em uma caneca ou tigela, misture o óleo, obicarbonato de sódio e o suco de limão; derrame na massa de grão de bico

Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Dona Sinhá
    Espero que esteja bem.Isso é o mais importante.
    Este bolo salgado deve ser muito bom e,como aqui estamos no verão,é óptimo para lavar para pique-niques.Muito obrigada por mais esta receita.
    Para quando uma visita ao meu blog -VIDA E PENSAMENTOS?
    Tenha um óptimo domingo.
    Beijinhos da
    Beatriz

    ResponderExcluir

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip

    Follow by Email



    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.