Estado da Europa Central, a Polónia faz fronteiras com a Alemanha ao oeste, o território russo de Kaliningrado e com a Lituânia ao norte, a Bielorússia e a Ucrânia a leste, a Eslováquia e a República Tcheca ao sul. Ele também é banhado pelo mar Báltico ao norte.
Varsóvia, a capital, merece uma visita por seu bairro histórico classificado pela Unesco. A alguns passos da Praça do Mercado, a Praça do Castelo abriga o Palácio Real, local do poder polonês. Nas proximidades, o Museu Nacional apresenta diversas coleções que vão da Idade Média à arte contemporânea. Em diversos andares, o visitante também poderá descobrir as estátuas do Chipre. Para os interessados na História, o Museu da Insurreição da Varsóvia ou o Museu da História dos Judeus Poloneses é imperdível. O térreo apresenta uma retrospectiva da história dos judeus da Idade Média ao século XX enquando o andar superior propõe testemunhos sobre essa época. Não deixe de conhecer o imponente Palácio Real do século XVII, inteiramente reconstruído após os ataques nazistas. O Parque Lazienki abriga principalmente o Palácio Chopin e a Orangerie.
No sul do país, Cracóvia, a capital, ainda conserva a Porta Florian, multicolorida, e a Barbacane. Os vestígios da muralha foram reconvertidos em galeria de arte onde são expostas obras de artistas locais. A catedral de Wawel seduz por suas abóbadas em cor verde e dourada em contraste com a cor de tijolo do edifício, e é uma passagem obrigatória por seus diversos túmulos reais e seu sino Sigismundo, que anuncia eventos importantes. Ao lado, o castelo, em estilo Renascentista, transformado em museu, contém a Sala dos Deputados com tetos esculpidos e com tapeçarias flamengas do rei Sigismundo, ou exposições de arte que vão do século XV ao século XIX.
No que diz respeito à natureza, a Polónia possui diversos espaços excepcionais, como a floresta virgem de Bialowieza, as casas de palafitas em Buskupin, o deserto de Bledow ou as gargantas de Dunajec.

FERIADOS E FESTIVIDADES
1 de janeiro : Ano Novo
17 de abril : Segunda-feira de Páscoa
Maio : Festa do Trabalho (1 de maio), Festa Nacional (3 de maio)
10 de junho : Festa do Santo Sacramento
15 de agosto : Assunsão
Novembro : Dia de Todos os Santos (1 de novembro), Armistício (11 de novembro)
25 de dezembro : Natal

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip

    Follow by Email



    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.