A cozinha da Alemanha é muito variada e possui uma marca especial, dependendo de cada região do país. Ganso assado não é somente um prato festivo para a noite de Natal na Alemanha. Todos os anos, ele faz parte do cardápio da nação desde 11 de novembro, dia de São Martinho.  Conta-se que o santo que não queria ser bispo se escondeu entre os gansos, quando foram buscá-lo, mas as aves delataram o seu esconderijo com seu alarido.

INGREDIENTES

1 ganso de aproximadamente 4 kg com seus miúdos
Sal
Pimenta
450 g de castanhas cozidas e descascadas
3 maçãs vermelhas grandes
1 pão francês
1 colher das de chá de manjericão seco
1 colher das de chá de artemísia
1/2 litro de caldo de galinha
2 colheres das de sopa de manteiga
1 colher das de sopa de açúcar
250 ml de vinho tinto
3 colheres das de sopa de nata
Amido de milho (maisena)

MODO DE PREPARO

Ganso
Lavar e secar o ganso, inclusive por dentro, retirar toda gordura solta no seu interior. Esfregar sal e pimenta por dentro e por fora. Reserve.

Recheio
Descascar as cebolas, cortá-las em pedacinhos e refogá-las no óleo. Acrescentar os miúdos cortados, uma maçã descascada e picada em pedacinhos, as castanhas e o pão francês esmigalhado. Temperar com sal, pimenta, manjericão e artemísia. Os miúdos não precisam estar totalmente cozidos. Reserve.

Montagem
Rechear o ganso (com o recheio reservado) e fechá-lo com agulha e linha ou pequenos espetinhos de metal. Asse a 175° C em uma forma refratária de 4 a 5 horas. Molhar a cada 15 minutos com o próprio caldo, para não secá-lo. Se o caldo acabar logo, continuar regando com salmoura (fraca). Para dourá-lo pode-se elevar o fogo no final.  Nos últimos dez minutos, acrescentar as maçãs partidas ao meio (com casca) e com um pouco de açúcar.

Molho
Tirar o excesso de gordura do caldo. Acrescente água e o vinho. Junte o amido de milho dissolvido na nata para engrossar, temperar com sal e pimenta.

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip


    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.