Culinária da Arménia, país encaixado nas montanhas do Cáucaso, é baseada em carnes e produtos derivados do leite, mas com uma rica cultura de vegetais, incluindo frutas, nozes e ervas aromáticas; o uso de picles é comum e, em vez de arroz, usa-se principalmente o trigo partido. Tradicionalmente, os arménios cozinham com lenha, num fogão de barro chamado "tonir", onde se prepara toda a comida, incluindo o pão.

O pão mais popular, e que se espalhou por toda a Ásia Central, é uma espécie de apas ou crepes de farinha de trigo, chamadas lavash. As carnes são principalmente assadas sobre brasas, tradicionalmente com os própriosossos, ou no forno, depois de bem marinadas; as khorovats são as espetadas arménias, muito conhecidas noutros países. As sopas são uma parte importante da cozinha arménia e, como noutros países, fazem uma refeição completa, como a bozbash. A mais conhecida, no entanto, é a khash do verbo "khashel", que significa "cozer" e consiste em ferver em água, durante cerca de 24 horas, pedaços de perna de vaca ou de carneiro com temperos até obter um caldo forte e aromático, uma versão do consommé ocidental.

As gorduras utilizadas na cozinha arménia são principalmente a manteiga e o óleo de gergelim (tahine).

Entre os doces, kyata and nazuk esão entre os mais conhecidos.

Dada a geografia e a historia do país, a culinária armênia é uma representatividade da culinária mediterrânea e caucasiana, com fortes influências da Europa Oriental e do Oriente Médio com pequeno alcance dos Bálcãs. Os armênios têm influenciado as tradições culinárias de seus países vizinhos ou cidades, como Alepo. A culinária armênia caracteriza-se pelos recheios, purês e coberturas na preparação de um grande número de carnes, peixes e legumes.

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip


    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.