A Albânia é uma nação balcânica que foi governada pelo regime socialista de Enver Hoxha durante a maior parte da segunda metade do século XX. Mesmo antes do início do regime de Hoxha, a Albânia foi por muito tempo controlada pelo Império Otomano e por outras potências, o que gerou uma boa diversidade de influências, algo comum na muito fragmentada região balcânica.
A culinária da Albânia consiste de pratos locais das várias regiões da Albânia. Muitos destes pratos são típicos dos Balcãs e até mesmo da zona do Mediterrâneo, mas alguns são especialidades locais. A refeição principal dos albaneses é o almoço, que é em geral acompanhado por uma salada de vegetais frescos, tais como tomates, pepinos, pimentos, azeitonas, azeite, vinagre e sal.
A baklava ou baclava (armênio: transl. baklavá) é um pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida num folheado e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incorporam pistachios, avelãs e/ou sementes de sésamo, papoila ou outros grãos. Pode encontrar-se, com diferentes nomes, na gastronomia do Médio Oriente, do subcontinente indiano e dos Balcãs.

INGREDIENTES

1 xícara das de chá de amêndoa sem pele
1 xícara das de chá de nozes
1/3 xícara das de chá de pistache sem casca
1/3 xícara das de chá de açúcar mascavo
1 colher das de chá de noz-moscada ralada
1 colher das de chá de canela em pó
1/4 xícara das de chá de manteiga
8 folhas das de massa folhada

Xarope
1 xícara de chá de açúcar granulado
2/3 xícara de chá de água
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira


MODO DE PREPARO:

Xarope
Aqueça o açúcar, a água e o suco de limão. Mexa até dissolver. Deixe ferver por 5 minutos. Adicione a água de laranjeira, ferva por mais 2 minutos. Deixe esfriar completamente.

Baklava
Pique as nozes, amêndoas e pistache. Misture com o açúcar mascavo, canela e noz-moscada. Unte uma assadeira grande. Preaqueça o forno a 180ºC. Derreta a manteiga. Corte as folhas de massa ao meio, transversalmente e unte uma das metades com a manteiga derretida. Arrume no fundo da assadeira. Espalhe a mistura de frutas em cima e cubra com mais massa untada. Termine com a massa. Corte a camada superior com uma faca afiada para formar losangos. Leve para assar por 40 minutos ou até que doure. Espalhe o xarope, espere esfriar e sirva.

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip


    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.