Imagine-se que os primeiros habitantes de Aruba lá chegaram a partir do continente, em pequenos barcos, cerca de 4.000 anos atrás.
Estes primeiros indígenas eram caçadores que viviam em pequenos grupos. Os índios Caiquetio da tribo Arawak chegaram a Aruba por volta do ano 1000 d.c. e se estabeleceram em três grandes vilas da ilha.
Alguns dos artefatos que eles usavam podem ser encontrados nos museus de Aruba hoje.
Aruba foi descoberta em 1499 pelo espanhol Alonso de Ojeda.
Ao longo da agitada era colonial que veio a seguir, a ilha foi constantemente visitada por piratas. Em 1636, perto do término da Guerra dos Oitenta Anos entre a Espanha e a Holanda, os holandeses tomaram a ilha. Houve um intervalo entre os anos 1805 e 1816, durante as Guerras Napoleônicas, quando os ingleses assumiram o controle. Em 1816, os holandeses voltaram ao poder.
No ano de 1824, o maior tesouro de todos foi descoberto: ouro! Aruba passou a ter a sua primeira indústria e as minas funcionaram até o ano de 1914, quando a atividade se tornou antieconômica.
Mas foi o ouro negro que trouxe a verdadeira prosperidade. A exploração do petróleo fez da década de 20 a mais importante na história da ilha.
A próxima indústria a aumentar a prosperidade foi a do turismo. Os cruzeiros eram a principal fonte de visitantes até o ano de 1959, quando o primeiro hotel de luxo foi inaugurado. Ao longo dos anos, mais 28 hotéis foram construídos. Com isso, o turismo e a refinaria serviram como sustentáculo da economia da ilha.
Durante a década de 50, a Eagle Oil Company foi desativada e fechada.
No dia 31 de março de 1985, a Exxon fechou a refinaria, devido à redução na demanda mundial pelo petróleo e ao excesso de capacidade para o refinamento.
Aruba tem buscado novas formas para o desenvolvimento e a diversificação de sua economia.
Desde 1986, o Governo tem enfatizado a indústria do turismo, triplicando o número de quartos em hotéis. Ultimamente, o turismo em Aruba tem mostrado um crescimento constante.
Em 1991, a Coastal Oil Company reabriu a refinaria. Junto com a indústria de turismo, ela proporciona a Aruba um dos mais altos padrões de vida no Caribe.

Print Friendly and PDF

Leave a Reply

    Translate

    Compartilhe este blog

    twitter orkut facebook digg favorites mais

    Google+ Badge

    Já visitaram...


    localizar via ip


    Já viram esta cozinha ...

    Followers

    Agradecimento

    Agradecimento
    Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.